Pages Navigation Menu

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO

Efeito das palavras mal utilizadas

Nós tentamos usar as palavras como não estivessem familiarizados.

Se este problema não é único, eu não sei muito o que escrever. Isso é porque somos cautelosos com as palavras de que não temos certeza e, portanto, não é um grande problema para nós.

São as palavras que representam os que estão usando corretamente que causam mais estragos.

Os jogos em reuniões, e-mails e documentos importantes, e os donos da pousada, como não há quadro negro, em todos os sentidos são ouvidos, ou lê-los.

Relacionado:  50 citações inspiradas para motivá-lo

Somos todos culpados disso de vez em quando, inclusive eu.

Quando escrevo, o editor é especializado em gramática, deve ser colocado online antes de publicá-los on-line. O espaço é suficiente para uma sala cheia de pessoas que preenchem o seu erro e sejam completamente diferentes para uma frente de 100.000!

O ponto é que todos nós podemos nos beneficiar das oportunidades de serra e de minimizar nossos erros.

Muitas vezes, são as palavras que mais percebem as “corretas” e sofisticadas, que são verdadeiras, não significam o que acha que fazem. Existem 20 palavras desse tipo que tendem a fazer com que as pessoas realmente esperem tropeçam.

Há uma lista para ver como palavras-chave mais comuns confundem você.

Aceitar vs. Exceto

As duas palavras soam parecidas, mas têm significados muito diferentes. Aceitar a palavra é algo voluntário: “Sua mãe aceitou sua explicação” ou “Ela aceitou o presente graciosamente”. Exceto significa exclusão: “Eu posso participar de todas as reuniões, exceto na próxima semana”.

Para ajudar-lo a lembrar, observe que tanto uma exceção quanto uma exclusão começam com ex.

Afeto vs. Efeito

As palavras podem ainda mais ser confusas de um verbo.

Vamos começar com os verbos. Afeto significa influenciar algo ou alguém; efeito significa realizar algo. “Seu trabalho foi afetado pela reestruturação organizacional”, mas “Essas mudanças serão efetuadas na segunda-feira”.

Como substantivo, um efeito é o resultado de algo: “O clima ensolarado teve um efeito enorme nas vendas.” É quase sempre a escolha certa, porque o substantivo afeta refere-se a um estado emocional e raramente é usado fora dos círculos psicológicos: o afeto do paciente era plano.

Mentira vs. Lay

Estamos todos muito claros sobre a mentira que significa uma inverdade. É o outro uso que nos engana. Mentira também significa reclinar: “Por que você não deita e descansa?” Lay requer um objeto: “Coloque o livro sobre a mesa”. A mentira é algo que você pode fazer sozinho, mas precisa de um objeto para colocar.

É mais confuso no passado. O passado de mentira é – você adivinhou – leigos: “Deitei-me por uma hora na noite passada”. E o tempo passado de postura é colocado: “Eu coloquei o livro sobre a mesa”.

Trazer vs Leve

Traga e aceite ambos descrevem o transporte de algo ou alguém de um lugar para outro, mas o uso correto depende do ponto de vista do interlocutor. Alguém traz algo para você, mas você leva para outro lugar: “Traga-me a correspondência e leve seus sapatos para o seu quarto”.

Apenas lembre-se, se o movimento é para você, use trazer; se o movimento estiver longe de você, use take.

Irônico vs. Coincidente

Muitas pessoas entendem isso errado. Se você quebrar a perna um dia antes de uma viagem de esqui, isso não é irônico – é coincidência (e má sorte).

Ironic tem vários significados, os quais incluem algum tipo de reversão do que era esperado. A ironia verbal é quando uma pessoa diz uma coisa, mas claramente significa outra. A ironia situacional é quando um resultado é o oposto do que se esperava. O. Henry era um mestre da ironia situacional. Em “O presente dos Magos”, Jim vende seu relógio para comprar pentes para o cabelo de sua esposa, e ela vende o cabelo para comprar uma corrente para o relógio de Jim. Cada personagem vendia algo precioso para comprar um presente para o outro, mas esses presentes eram destinados ao que a outra pessoa vendia. Isso é verdade ironia.

Se você quebrar a perna um dia antes de uma viagem de esqui, isso é coincidência. Se você for até as montanhas para esquiar, e houver mais neve em sua casa, isso é irônico.

Relacionados:  12 coisas que as pessoas de sucesso nunca revelam sobre si mesmas no trabalho

Imply vs. Infer

Implicar significa sugerir algo sem dizer isso diretamente. Inferir significa tirar uma conclusão do que outra pessoa implica. Como regra geral, o falante / escritor implica, e o ouvinte / leitor infere.

Náusea vs. Nauseada

Náusea tem sido mal utilizada tantas vezes que o uso incorreto é aceito em alguns círculos. Ainda assim, é importante notar a diferença. Náusea significa causar náusea; nauseado significa sentir náusea.

Então, se o seu círculo incluir observadores de gramática ultra-específicos, nunca diga “estou enjoado” a menos que você queira que eles estejam rindo nas suas costas.

Compor vs. Compor

Estas são duas das palavras mais comumente usadas incorretamente no idioma inglês. Compreende meios para incluir, compor meios para compensar.

Tudo se resume a partes versus o todo. Quando você usa compreende, você coloca o primeiro inteiro: “Um jogo de futebol compreende (inclui) duas metades”. Quando você usa compor, você coloca as peças primeiro: “Cinquenta estados compõem os Estados Unidos da América”.

Mais longe vs. mais

Mais adiante refere-se à distância física, enquanto descreve o grau ou extensão de uma ação ou situação. “Não posso correr mais longe”, mas “não tenho mais nada a dizer”.

Se você pode substituir “mais” ou “adicional”, use mais.

Menos contra menos

Use menos quando estiver se referindo a itens separados que podem ser contados; use menos quando se refere a um todo: “Você tem menos dólares, mas menos dinheiro.”

Juntando Tudo

A gramática inglesa pode ser complicada e, muitas vezes, como que soam certas erradas.

Como as palavras como as opções acima, você pode precisar memorizar as regras para que, quando se inscrever, possa já ter sido consultado ou informado sobre a existência de uma declaração complexa.

Uma  versão deste artigo  apareceu pela primeira vez em TalentSmart.com.

Relacionados:   Como as pessoas de sucesso são produtivas e sem controle